Uma coisa leva a outra...

By sons_and_songs
Esse provavelmente vai ser o post mais difícil pra mim até então nesse blog, não sei se conseguirei ser totalmente imparcial porque falarei de bandas e musicas pelas quais sou completamente apaixonada, hoje colocarei um pouco mais de filosofia nesse mundinho aqui e espero que vocês gostem do resultado, se anteriormente postei alguma coisa que os ofendeu de alguma maneira peço desculpas com toda a humildade possível, não tentei agredir o gosto de ninguém apenas expressei o que pensava.
Bom vamos lá... como acredito que as pessoas que freqüentam esse blog são pessoas de um determinado nível de conhecimento musical, vou citar levemente a história das bandas que aqui serão faladas e deixarei o link para que quem não conhece possa se informar melhor..

No início da década de 70 surgiu, o que para mim deveria ser considerado como: A maior dupla musical de todos os tempos. Os Carpenters até hoje estão inclusos nas listas das musicas mais românticas e marcantes quando se trata da seleção de um filme com uma trilha sonora digna de cd original.. o ultimo filme que se ouviu uma musica dos Carpenters foi o filme "Juno" (eng: Jono) que conta a história de uma adolescente nada convencional lidando com uma gravides indesejada.. Karen e Richard Carpenter manteram-se entre as paradas de sucesso durante os seus aproximadamente 10 anos de sucesso antes do final um tanto quanto trágico da banda, a vocalista e baterista Karen (dona de uma das vozes mais doces que já ouvi) passava por alguns problemas pessoais quando começou a fazer tratamento psicológico e logo em seguida teve uma parada cardíaca e veio a falecer, Karen sofria de anorexia nervosa e bulimia (o que não era novidade para ninguém) o que a levou junto com o seu divórcio, a um tratamento. Muitos não sabem a origem de suas doenças mas segundo algumas biografias publicadas ao longo do tempo, logo no início de sua carreira Karen leu uma crítica em um jornal sobre um de seus shows que elogiava muito sua voz mas fazia comentários maldosos sobre uns quilinhos a mais que a cantora possuía na época, alguns conhecidos da cantora comentaram ao longo do tempo o quanto aquilo a magoara e afetou durante anos a sua vida.

Bom, no filme "Juno" aparece sim uma musica dos Carpenters, mas não exatamente na voz da nossa querida Karen. Essa musica aparece com uma nova roupagem dada pelo grupo Sonic Youth (que eu amo loucamente) para o tributo feito em homenagem a "falecida" dupla... "If I Were a Carpenter" é até hoje considerada uma das maiores homenagens do mundo da música, e contou com a participação de inúmeros artistas de diversos estilos diferentes, aí está a lista de musicas e artistas que entraram no disco:

1. American Music Club - "Goodbye to Love"
2. Shonen Knife - "Top of the World"
3. Sonic Youth - "Superstar"
4. The Cranberries - "(They Long to Be) Close to You"
5. Bettie Serveert - "For All We Know"
6. Dishwalla - "It's Going to Take Some Time"
7. Sheryl Crow - "Solitaire"
8. Johnette Napolitano with Marc Moreland - "Hurting Each Other"
9. Redd Kross - "Yesterday Once More"
10. Babes In Toyland - "Calling Occupants of Interplanetary Craft"
11. Cracker - "Rainy Days and Mondays"
12. Matthew Sweet - "Let Me Be the One"
13. 4 Non Blondes - "Bless The Beasts and Children"
14. Grant Lee Buffalo - "We've Only Just Begun"

Mas sim... voltando ao Sonic Youth, essa banda formada por 5 integrantes sendo que desses 3 são guitarristas, 1 é baterista, 2 são vocalistas e 2 baixistas... agora parando para fazer a conta você percebe que tem alguma coisa diferente... pois sim.. a galera do Sonic Youth consegue tocar mais de 1 instrumento por vez em determinadas ocasiões e suas músicas são basicamente trabalhadas em cima de distorções de guitarra, é um som absolutamente "abstrato" por assim dizer. Eles conseguem harmonizar a coisa de uma forma tão sublime que a impressão que você tem com diversas musicas deles é que você ja quis de alguma forma colocar aquele som pra fora de você e nunca teve como.
Aqui está a versão que eles fizeram da musica "Superstar" dos Carpenters:
http://www.youtube.com/watch?v=hHZNWimbhUE

ééé..... uhuuu... eu sei que muitos de vocês que viram acharam uma musica totalmente depressiva, melancólica e nostálgica. Mas é esse o espirito do Sonic Youth, eles mexem diretamente com alguns sentimentos meio "obscuros" das pessoas, uma musica deles que me faz chorar que nem criancinha é a musica "Diamond Sea", não da pra colocar essa musica aqui porque ela tem +ou- 13 minutos e é uma das coisas mais maravilhosas que eu ja ouvi, eles conseguem fazer com que esse tempo não se torne enjoativo e variam o som de tantas formas diferentes sem sair do mesmo "ritimo" digamos assim...

Outro grupo tão bom quanto o Sonic Youth é o grupo "My Bloody Valentine", algumas pessoas tem um determinado preconceito para com essa banda, porque tem um som absolutamente maluco e é extremamente depressivo, um exemplo disso é um dos seus maiores sucessos, a musica "Sometimes" (http://www.youtube.com/watch?v=B0nPSy1-UXE). A diretora cinematográfica Sophia Coppola (filha do grande Francis Ford Copola) escolheu essa musica como tema de um dos seus melhores filmes - "Encontros e desencontros" (eng: Lost in Translation). O filme se baseia no relacionamento de duas pessoas - uma filosofa recém formada e um ator de hollywood famoso e entrando em uma certa "decadência emocional". É um filme maravilhoso mas apenas para pessoas que tem experiencia de vida o suficiente para entender sua complexidade. Toda vez que o assisto percebo algo diferente em suas mensagens transmitidas e sinto-me feliz por ter capacidade de entende-las.
My Bloody Valentine é de uma importancia tão grande no mundo da musica e é tão desconhecida que é a responsável por um novo estilo alternativo de rock juntamente com o Sonic Youth e o grupo "The Jesus and Mary Chain", o denominado - Shoegaze, um estilo absolutamente maravilhoso que será tema do meu proximo post.
E como eu me pergunto viemos parar em Shoegaze se começamos a falar sobre Carpenters.. pois é isso explica o título do post "uma coisa leva a outra.." se deixar isso aqui vai parar em Bezerra da Silva, mas aí eu deixo pra Welton, ficam aí os links prometidos e obrigada pela atenção
"pra vocês uma Boa noite.. e até amanhã" =D
Jéssica Iatarelli
 

0 comments so far.

Something to say?