Úteros em Fúria

By sons_and_songs
Após a homenagem de Pitty e Cascadura para a banda Úteros em Fúria, algumas pessoas me pediram para falar sobre esta banda,então aí vai...
Pela minha idade não pude ir à um show da Úteros, mas já tinha sido apresentado a ela, a um certo tempo. Por isso, já li algumas matérias sobre.
A banda começou no colégio baiano Antônio Vieira, e o que era uma brincadeira foi crescendo, e a banda, após algumas formações, foi para o circuito dos bares de Salvador tocar, mas não tinham um baterista, logo conheceram Mário Jorge.
Como toda banda que tem várias formações, essa foi a formação clássica desta banda, após a entrada de Mário Jorge. Além dele na bateria,tinham também Emerson Borel na guitarra, Evandro Botti tocando baixo, Phiton empunhando o microfone e Luís Tude na guitarra e gaita.

Em 1993 a banda consegue gravar o seu disco, o primeiro e único, mas por incompetência da gravadora, eles não conseguiram captar a vibração que eles traziam no palco (não palavras minhas, já que como disse, não tive oportunidade de assistir ao show), mas ao menos ficou um registro para as próximas gerações, do que poderia ser mais uma banda de rock baiano a cair no esquecimento.
A marca registrada da banda acabou por ser os shows que, pelo que soube de pessoas que foram a eles, era único, trazia uma vibração durante todas as músicas.
Logo após a gravação, o guitarrista e compositor da banda, Emerson começa a ter perturbações mentais. E daí em diante essas perturbações oscilam. A banda oscila junto, há troca de membros, e tem fim em 1995.
A Úteros fez uma coisa que não tinha acontecido no rock na Bahia, fazer uma legião de fãs, antes o que tinha eram bandas que tocavam para amigos e amigos de amigos.
Em 97 temos um revival com a formação clássica em um único show.

E em 2004, o rock baiano perdeu Emerson Borel, que entrou para a história da música local.
A Úteros em Fúria foi e ainda é expiração para bandas como Cascadura, Pitty e seus músicos.
Viva o Rock Baiano, que apesar de ser bom, são desconhecidos para muitos ouvidos.

Comentários de quem foi pros shows

"Os shows da Úteros em Fúria eram grandes shows. Teve um show da Úteros e Dead Billies, após o show, o local teve que ser reformado."
"A Úteros abriu o show do Barão, aqui em Salvador...Quando começou o show do Barão, eles não conseguiram tocar as primeiras músicas, porque a cartase do show Úteros foi tão grande que todos sentaram enquanto Frejat cantava"(Ou tentava).


Nathan Bellotto
 

5 comments so far.

  1. Anônimo 21 de novembro de 2008 às 14:51
    nossa deve ser realmente muito boa essa banda, pena que acabou.. queria tanto ver um show de um cara chamado PHILTON... kkkkkkk.... AINDA EH COM PH PRA FICAR CHIQUE... nossaaaa ilton + ph = Philton
  2. Anônimo 25 de novembro de 2008 às 08:23
    Amiguinho,

    Essa banda pode ter feito muito sucesso, não lembro, mas com esse nome é complicado, UTERO EM FURIA, será que não seria melhor um nome mais leve como: dor de dente, unha encravada, braço quebrado, dor de barriga.. sei lá..
    Tem dó, né!!!

    Olivia Menezes
  3. Jessica Iatarelli 26 de novembro de 2008 às 09:28
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AMEI ISSO =D
    se pudesse eu iria sugerir alguma coisa do tipo Hemorróidas em Combate
  4. Anônimo 26 de novembro de 2008 às 12:35
    Essa é a prova viva (R.I.P.) de que a a bahia sempre tem rock de qualidade sim!! Fico muito feliz em saber que nós baianos tivemos uma banda como essa!
    Abraços
    Marcelo
  5. Anônimo 26 de novembro de 2008 às 12:36
    **sempre teve

Something to say?