Cronologia do Rock Nacional

By sons_and_songs


Os primeiros passos do rock no Brasil apareceram no fim dos anos 60’s, principalmente com o rockabilly de Raulzito e os Panteras, e no rock psicodélico dos Mutantes.

Não era muito comum aos ouvidos nacionais...

Durante os anos 70’s essas bandas continuaram tocando, mas sem nenhuma explosão...

Os Mutantes tinha como integrantes, Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Batista. As músicas mais executadas do grupo na época eram, “Balada do Louco”, “Panis et Circenses”, “Ando Meio Desligado”, esta mais tarde gravada por Pato Fu.

Rita Lee depois seguiu carreira solo e fez mais sucesso.

Raul gravou o 1º disco com Os Panteras e foi cantar só, fez mais sucesso pelas letras de protesto, e sobre o comportamento. O auge da sua carreira, talvez ele tenha alcançado com o 2º disco dolo, o “Gitá”.

Escreveu músicas que são conhecidas por todos até hoje, “Maluco Beleza”,”Gità”, “Metamorfose Ambulante”.

Tudo mudou ao chegar os anos 80’s, daí em diante as bandas começaram a explodir uma atrás da outra, Blitz, Ultraje, Titãs, Ira!, RPM, Barão, Legião, Paralamas, Engenheiros, Camisa de Vênus, entre outras....

Talvez o marco da história do rock nacional foi o 1º EP da Blitz, que trazia duas músicas, uma de cada lado, na verdade no “lado A” tinha o sucesso “Você Não Soube Me Amar” e do outro lado Evandro Mesquita, cantor

da banda, falando incessantes vezes “Nada, nada, nada...”.

Outro marco foi o Ultraje, o 1º LP “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, bateu

recorde de vendas, foi emplacando um sucesso atrás do outro, das 11 músicas do disco, 9 ficavam entre as mais pedidas das rádios.Outros dois LP’s históricos foi o “Cabeça Dinossauro”, dos Titãs e o “Viva”, Camisa de Vênus. O “Cabeça”, assim como o do Ultraje, ficou com várias músicas entre as mais pedidas. Há relatos que dizem, para fazer uma festa só precisa levar dois LP’s,”Cabeça Dinossauro” e “Nós Vamos....”.O “Viva” ficou conhecido por um motivo, na época, a censura proibia alguma músicas, principalmente se falasse do governo ditatorial ou com tivesse palavrões, este LP, gravado ao vivo, trazia nas letra os dois principais motivos para ser censurado, mas Marcelo Nova, cantor, deu a idéia do disco não passar pela censura. E quando chegou as lojas, as pessoas corriam para comprar, antes que a polícia federal apreendesse-os.

Marcelo dizia achar aquilo engraçadíssimo, afinal, sem querer foi a própria censura que popularizou o LP.

Costumo dividir o rock 80’s em algumas classes, o rock “intelectual”, Engenheiros, Legião, Barão, Lobão.

Os Politizados, RPM, Ira!.

Os Cômicos, que falava de forma engraçada a realidade, Ultraje.

Os Românticos, Paralamas, Kid Abelha, Lulu Santos.

Os Despreocupados, Titãs, Léo Jaime.

Camisa de Vênus tem um pouco de cômico, um pouco de política, um pouco intelectual.

Nos anos 90’s, há uma “queda de produção”, as bandas dos anos 80’s, algumas continuam a carreira, outras se desmancham, as que continuam ficam na sombra da década anterior. Nascem outras bandas, as principais mostram-se mais pop’s, Jota Quest, Skank.

A década atual, continua a mesma produção fraca. Não se cria nada novo, nada inteligente. As bandas de rock nacional mais populares dessa nova geração, NxZero, Fresno.

Nathan Bellotto

 

35 comments so far.

  1. Anônimo 6 de dezembro de 2008 às 14:04
    Nathan,
    eu adorei o historiar, mas etestei a forma passaista, saudosista que te inundou ao falar do roque de agora.

    Sei lá, vc n conseguiu ver graça no roque de agora pq só tem um parão de beleza: o roque de 80's... do passado.

    Vc parece uma beata reclamando do NXZero, vendo como sacrilégio....
  2. Unknown 6 de dezembro de 2008 às 20:18
    Este comentário foi removido pelo autor.
  3. Jessica Iatarelli 6 de dezembro de 2008 às 20:32
    Ari, eu concordo com Nathan se for pra se falar que o Rock nacional atualmente está uma porcaria, se tratando dessas bandinhas ridículas, cara eu acho que você nunca conheceu uma pessoa tão anos 80 como eu (mais até que Nathan) e sinceramente eu não sou chegada em rock nacional, mas as bandas citadas no post merecem atenção e reconhecimento, se um dia NX0 e Fresno, como todas as outras bandas, conseguirem mostrar competência e alguma coisa realmente relevante se tratando de MUSICA talvez o povo desse blog pare de postar com o nome deles como exemplo negativo.. até lá.. são só mais uns produtores de ruídos esdrúxulos e irritantes que pessoas como eu e ele temos que aturar..
  4. Anônimo 8 de dezembro de 2008 às 08:51
    A banda de Ritchie e Lulu Santos, ainda contava com Lobão, chamava Vímana...Mas ñ chegaram a gravar nada, pelo menos eu acho.
  5. Anônimo 8 de dezembro de 2008 às 09:01
    Vale ressaltar que hoje em dia num tem apenas NXZero e Fresno, tem coisas como Vanguart, Mallu Magalhães que vale a pena escutar!!
    Abraços
  6. Anônimo 8 de dezembro de 2008 às 09:25
    Eu sei que tem essas bandas, mas quando me refiro a NxZero e Fresno, quero dizer as mais conhecidas...
    Pq se for assim posso falar de Cachorro Grande, Cascadura, Retrofoguetes...Além das já citadas Mallu e Vanguart.
  7. welton 8 de dezembro de 2008 às 18:27
    ô ricardo..jah tentou usar seu conhecimento sem a viseira do rock??!!!
    pq eu acho que com o seu conhecimento e sua experiencia usando essa viseira você soh tah gerando mais preconceito quanto a outros estilos musicais...
  8. Rafiki Papio 11 de dezembro de 2008 às 14:31
    Você já escutou secos e molhados?
  9. Anônimo 11 de dezembro de 2008 às 14:38
    Secos e Molhados, sim
    Esqueci até de falar...tanto os Secos quanto o Vímana...
    Secos e Molhados tinha como cantor Ney Matogrosso
    :D
  10. Unknown 11 de dezembro de 2008 às 18:45
    Este comentário foi removido pelo autor.
  11. welton 12 de dezembro de 2008 às 10:04
    sei disso td...que vc eh isso eh aquilo, mas ao meu ver você poderia ser mais, sei que você pode até pensar que não ta nem ligando pra o que acho de você, é exatamente isso que eu penso do pagode na minha vida, tanto eu como vc, e igual a todos que postam nesse blog não leva a musica como qualquer simples coisinha...e sim como, pelo menos para mim, muita coisa na vida, quase tudo, e é disso que estou falando, tanto conhecimento e experiencia pra gerar preconceito. Não vejo muita vantagem nisso...ganhar tanta coisa com o q rock lhe propos e usar só para o seu gosto desprezando o que os outros curtem, esse sentimento de superioridade por causa de seu estilo musical não está com nada..e ainda bem que o pagode não me impõe esse dever de aprender outra lingua pra entende-lo.... e falando da maladragem..bezerra falava..essa questão da malandragem..eh td besteira..você acha que aqii temos algum malandro??!!!...esse titulo aos pagodeiros é soh pq vieram do morro..e geralmente quem eh rico e inteligente é chamado de supra sumo da inteligencia..jah o pobre, o favelado inteligente é chamado d malandro...acho que precisariamos d uma pessoa que não curte nenhum estilo musical pra jogarmos ideias e ela perceber quem é superior nisso td...já que não temos...continuaremos pelo resto de nossas vidas nesse confronto por besteira...se vamos falar dos estilos dos outros sem nenhum conhecimento apurado deles....e é verdade, para criticar tem conhecer muito e superar...
  12. Jessica Iatarelli 13 de dezembro de 2008 às 08:23
    Este comentário foi removido pelo autor.
  13. Jessica Iatarelli 13 de dezembro de 2008 às 08:26
    eu vou pegar um pano de chão pra limpar o sangue que ta escorrendo aqui.. pera ai
    Ps: Nathan é o cara mais preconceituoso que eu conheci na minha vida com relação a musica, isso sempre foi uma coisa que na minha opinião atrapalhou nossa amizade.. agora uma pergunta a todos aqui.. a musica é realmente algo fundamental nas nossas vidas mas será que vale a pena realmente brigar com pessoas que agente gosta por pura divergência de gostos?
  14. Unknown 14 de dezembro de 2008 às 06:30
    Realmente, prá escutar samba não precisa aprender língua estrangeira... Basta desaprender a língua pátria... Olhe, bicho, se você tá feliz no seu mundo sambarilove, o problema é seu e a vida é sua, você estraga como vc quiser... Agora velho eu tenho o dobro de sua idade muito bem vividos prá vc tentar me convencer de suas crenças e gostos musicais... Jéssica tá certa, não vou ficar mais bronha eterna que não começou, nem vai terminar aqui. Fui!!
  15. Unknown 14 de dezembro de 2008 às 06:40
    Oi, eu não disse nada... Quem disse foi Ricardo usando o meu profile!!!
  16. Jessica Iatarelli 14 de dezembro de 2008 às 11:36
    Fico muito triste com isso que está ocorrendo aqui, esse é um blog com um propósito e uma idéia, tentamos a cada dia colocar mais pessoas aqui lendo e comentando.. agora o nosso "recorde de comentários" se dá devido a uma briga sem fundamentos que algumas pessoas fazem questão de incentivar.. peço permissão as pessoas responsáveis do blog para poder postar antes que a briga continue. Obrigada!
  17. welton 14 de dezembro de 2008 às 15:27
    Este comentário foi removido pelo autor.
  18. welton 14 de dezembro de 2008 às 15:30
    aaaaaiiiiii....não se estresse, pensei que estava discutindo civilizadamente...hehee..nunca quis convencer o "senhor" de nada, só estava fazendo uma critica que achava que ia ser construtiva. Não falei somente do pagode, falei de todos os estilos...e como já falei no outro post, que você ia falar que eu não tenho nada a ver com o que você curtei, e não tenho mesmo, acho que deu pra perceber, pois não critiquei o fato de você ouvir seu rock'zinho..hehee...e ao meu ver é melhor ouvir meu pagode de morro com um português cheio de girias doq que ouvir barulho ou inglês...e por mim acaba tambem..pois pensei que estavamos conversando e jogando ideias..mas a hostilidade está reinando neste post de nathan.....
  19. Anônimo 15 de dezembro de 2008 às 05:01
    Você fala de preconceito, mas quando vc fala "rock'zinho" e "barulho" consegue ser tão preconceituoso quanto qualquer um...
  20. welton 15 de dezembro de 2008 às 07:57
    Este comentário foi removido pelo autor.
  21. welton 15 de dezembro de 2008 às 08:19
    é verdade, mas veja o meu lado. eu não fui uma vez ofensivo com titulos ironicos com o rock, e ele foi em todos os post com o pagode. Você sabe que a minha não é essa, já discutimos muito antigamente e hoje fazemos até intercambio de musicas...kkkk..por isso entre eu e você, comentarios assim, agente só fala pra ficar brincando um com o outro. Por isso não tem mais disso de preconceito entre nós...
  22. Jessica Iatarelli 15 de dezembro de 2008 às 11:10
    EU POSSO POSTAR OU NÃO PORRA?
  23. Jessica Iatarelli 15 de dezembro de 2008 às 11:10
    ARRI'EGUA AGORA QUEM TA SE STRESSANDO SOU EU NESSA KCTA ¬¬
  24. Anônimo 16 de dezembro de 2008 às 03:02
    Ricardo x Welton

    Vamos parar com essa briga de rock x pagode.. o bom mesmo é ouvir axe rsrsrs

    Olivia Menezes
  25. Unknown 17 de dezembro de 2008 às 16:27
    Este comentário foi removido pelo autor.
  26. Unknown 22 de dezembro de 2008 às 11:48
    Welton, desculpe-me pelo ultimo post. Eu parei prá entrar aqui e ler num dia que não tava muito legal e acabou saindo stress e merda. Nunca postei num blog eclético como esse, porque sempre sai discussão e confusão. Continuo sem concordar com você com relação a música, mas é a sua opinião. Eu tenho a minha. Abraço a todos. Urbanus legio omnia vincit.
  27. Anônimo 23 de dezembro de 2008 às 13:49
    Natal, tempo de recomeçar !!!
    Hauahuahua
  28. welton 23 de dezembro de 2008 às 23:29
    vijee..nem vih o post que você mencionou, mas fique tranquilo brother, desculpa qualquer coisa ai tambem.=D
    nathan..cuidado pra naum engasgar na hora d comer o piru...
    auhhuauhahuuhauhauhuha
  29. Anônimo 25 de dezembro de 2008 às 15:23
    Galera, o que importa é o som que atinge a alma, o sujeito revela-se realmente quem é, pelo seu conteúdo almático.
    Acho que essas meias palavras bastam para os senhores entendedores. "pagode" hum!
    krighabandolo...
  30. Jessica Iatarelli 27 de dezembro de 2008 às 18:34
    /\ esse Daniel eh Kikuta?
  31. Wilson Bittencourt 28 de dezembro de 2008 às 07:13
    Este comentário foi removido pelo autor.
  32. Anônimo 28 de dezembro de 2008 às 07:14
    o que vem a ser "Kikuta"?
  33. Jessica Iatarelli 29 de dezembro de 2008 às 19:08
    Daniel Kikuta.. pela pergunta n eh vc... XD eh um aluno la da escola
  34. Anônimo 30 de dezembro de 2008 às 10:00
    Ah bom...beleza. Gosto de ler o que você escreve. Coisas interessantes. Parabéns a você e Nathan. Sucesso.
  35. Jessica Iatarelli 30 de dezembro de 2008 às 13:34
    aaaa ta Daniel, =D lembrei.. obrigada mesmo ^^

Something to say?