BEM VINDOS AO OSCAR!

By sons_and_songs
Olá, pessoal... Hoje o meu post não vai ser sobre musica... Vai ser sobre outra paixão minha; Cinema! E como toda boa apaixonada por cinema... Eu costumo ser muito crítica com relão aos filmes “maravilhosos” que todo mundo comenta por ai. Meu inferninho particular é a premiação do OSCAR. Ao contrario de CANNES, o Oscar faz suas premiações utilizando critérios, que pra mim são considerados errôneos. Exemplificando: Tivemos a grande gafe no ano passado, de AVATAR, não ter levado o prêmio de melhor filme, perdendo para GUERRA AO TERROR. Muitas pessoas ficaram revoltadas com isso, incluindo eu... Que apesar de ter detestado Avatar e toda a sua febrinha, não concordo com o fato de alguém ganhar um prêmio por quebra de Tabu. Kathryn Bigelow ganhou o Oscar de melhor diretor (a), juntamente com o “melhor filme” por ser mulher e ser ex-esposa de James Cameron (diretor de Avatar). Nada justifica Guerra ao Terror, ter levado 6 prêmios e a produção reconhecida mundialmente que foi Avatar, levar apenas 3. Esse ano a lista de indicados ao Oscar de melhor filme foi absolutamente decepcionante. Com um leque de filmes esdrúxulos, poucos merecem realmente serem indicados a algum prêmio importante. E o pior de tudo pra mim, foi o fato de que TROPA DE ELITE 2 não ter entrado para a lista de indicados de MELHOR FILME ESTRANGEIRO. Muitos atores britânicos e norte americanos; se ajoelharam aos pés do cinema brasileiro com o TROPA DE ELITE (1) e apesar de não ter causado tanto impacto quanto o primeiro, o segundo filme mostrou uma maturidade e uma competência astronômica dos cineastas brasileiros, (apesar do padrão Globo de qualidade ser conhecido por estragar tudo), de manter o interesse do público pra uma narrativa extremamente coerente e realista. Para encerrar esse post vou fazer uma pequena crítica a cada um dos filmes indicados... Para evitar a fadiga... Primeiro escreverei sobre alguns e depois sobre outros... Vamos lá!

- A rede social

Pelo amor de Deus... Isso foi sério? Bonitinha a propaganda mundial do Facebook... Aposto que as pessoas que tem Facebook agora são mais legais... Um Roteiro que pode até ter sido baseado em fatos reais... Mas não teve emoção nenhuma, não teve simpatia, mas acima de tudo, foi medíocre. Se o filme não tivesse sido bem dirigido, poderia sem sombra de dúvida, receber “o melhor filme Framboesa” da história.

- Cisne negro

O filme preferido do Oscar desse ano... Mas não por competência (os outros que são muito ruins mesmo). O filme foi maravilhoso, muito bem dirigido, contou com a atuação magnífica da linda Natalie Portman, mas ainda sim não foi tão convincente quanto deveria ser. Darren Aronofsky tinha uma grande promessa com esse filme, mas infelizmente não acabou sendo a grande obra que deveria ter sido. Um ótimo filme... SIM!... Tão fantástico quanto deveria ter sido? Não!

- Minhas mães e meu pai

Julianne Moore ta no fim de carreira é?... Pelo amor de Deus... Ao terminar esse filme eu percebi que os filmes da Sessão da Tarde, não são tão irritantes assim. Um verdadeiro besteirol. Filhos de lésbicas, que não são filhos de lésbicas e sim de um pai que deveria ser considerado legal, mas não é legal porque dorme com a mãe de seus filhos... Isso é tão “Bleh” que não ta valendo nem gastar a carinha de nojo. Se é pra se levar tópicos polêmicos e interessantes pro cinema... Levem de forma interessante e irreverente. PLEASE!

- 127 horas

O filme é a narração de um fato que ocorreu à algum tempo. Sim... É real... Sim... Isso aconteceu... E sim, eu dormi no filme. Querem assistir um filme desse gênero que realmente valha a pena se gastar horas na frente da tela? “INTO THE WILD”... O filme conta com a trilha sonora inteira feita por Eddie Vedder (Pearl Jam) e paisagens absolutamente lindas. É um filme realmente emocionante de se ver... O “Into The Wild”... Já o “127 Horas”... Por favor... Guardem seu precioso tempo pra algo menos irritante e monótono.

É isso aí pessoal... Depois mais críticas dos outros filmes indicados. Lembrando que tudo que foi falado é de minha opinião (é pessoal) e que não tem por objetivo, ofender ou desmerecer a opinião de ninguém. =) até mais ver.

Jéssica Iatarelli

Publicitária, Desempregada, Gorduxa e Chatinha.

 

5 comments so far.

  1. Nathan Menezes 18 de fevereiro de 2011 às 10:27
    Quando li este post percebi que eu já fui mais viciado em cinema...
  2. Jéssica Consentino Silva Iatarelli 18 de fevereiro de 2011 às 11:30
    Cara como eu sou chata.. lendo meu próprio post agora deu vontade de me bater... parece que o mundo não presta... euheuehueh

    Mas sim.. é normal perder o interesse nas coisas quando a qualidade dos "produtos" caem.
  3. Amenar' 19 de fevereiro de 2011 às 09:24
    Tirando "Minhas Mães e Meu Pai" - que eu achei apenas legal -, acho os outros indicados fantásticos. Mas acredito que a intenção de "Minhas Mães..." é justamente não tratar como polêmico esse tema. Foge de esteriótipos do debate, e tem um tom agradável. E eu adorei a Julianne Moore. Já teve atuações melhores, claro, mas não a achei ruim aqui. De forma alguma.

    A Rede Social é um filme importantíssimo, que apesar de um "quê" fictício, é um documento ímpar no que tange a materialização fílmica da criação não de um site, mas de uma modalidade de relacionamentos que definiu a década passada - e irá se perpetuar para todos sempre -. Ótima trilha, ótima edição, ótima direção, ótimos roteiro e fotografia. E ótimos efeitos especiais também! (você sabia que os gêmeos não eram gêmeos? pois é, um lá é pura computação gráfica).

    127 Horas é o filme com mais coração dos indicados. James Franco mostra-se um ótimo ator, trabalhando basicamente em um grande monólogo ao longo do filme, Danny Boyle utiliza de uma junção de elementos para dar ritmo - e sensações - à história, a montagem é uma das mais espetaculares do ano. A história então... absolutamente arrebatadora. Se você compra a idéia do desespero daquele cara, é o suficiente. Destaque para a fantástica cena do braço, BASTANTE realista. E para a trilha sonora também, porque botar Sigur Rós tocando "Festival" no momento de superação do cara, é uma das coisas mais lindas ever.

    Sobre Cisne Negro... Esse você gostou! hahahah. E me fez baixar pra ver antes em casa - maldita! hahaha -. Eu já vi esse filme três vezes no cinema. Então vc pode imaginar. Pra mim o melhor filme do Darren ainda é Fonte da Vida - inquestionavelmente -, mas pela sublime atuação da Natalie Portman, pela cena da Natalie e da Mila - melhor ever -, pela fotografia, pela trilha, por trazer um quê de cinema clássico ao mainstream, pela direção... não tem como eu reclamar de nada. Natalie mata sua projeção malvada num combate Freudiano com um pedaço de um espelho - presentes durante todo o filme, trazendo a discussão acerca das tantas projeções que temos de nós mesmos -; Natalie atinge o ápice de sua vida ao final do ato do espetáculo - onde o mesmo representa uma analogia a todo o progresso do filme -, e ali não importa dinheiro, amor, sucesso, fama, nem nada; "Ela foi perfeita". Naquele único memento ela foi perfeita, e transcendeu sua matéria. Se eternizou. É o que basta. Lindo, lindo! Eu gritei "Nina! Nina!" no final. Pra mim não tinha como ser melhor.

    Tropa 2 não foi indicado porque ele foi lançado em data não mais hábil para votação. ele só foi chegar em festivais no começo desse ano, e só vai entrar em circuito restrito lá fora mais tarde. aí sim ele pode concorrer como Melhor Filme Estrangeiro. o que o Brasil mandou esse ano foi "Lula - O Filho Do Brasil". Responde sua pergunta porque estamos fora? Lula é foda... hahaha

    No mais, parabéns pelo post, e acho que finalmente depois de todo esse tempo conseguimos debater o tema sem querer estrangular um ao outro - mas assim não tem graça -. (só não fale de Lost, que aí não respondo por mim. hahah)

    "Publicitária, Desempregada, Gorduxa e Chatinha". Sem contários.

    Beijo.
  4. Jéssica Consentino Silva Iatarelli 19 de fevereiro de 2011 às 12:16
    Amenar:

    Julianne não atuou mal... Só acho que ela poderia escolher um filme mais a sua altura pra trabalhar. Pra mim isso foi como ver ela se rebaixando.

    A rede social pode ter o "quê" que for... Não foi um bom filme. Efeitos especiais por efeitos especiais.. este ano tivemos no cinema brasileiro um filme OTIMO que foi o filme "NOSSO LAR" e nem por isso ele vai se transformar num filme de outro mundo. E a sensação que eu tive ao assistir este filme foi a mesma que eu tive quando assisti ao novo clipe da Britney Spears.. o "Hold Aganst Me".. assista também.. você vai entender meu ponto de vista.

    o 127 horas.. Quer filme carniceiro? vá assistir filmes trash de zumbis. O filme não foi grande coisa.. muito pelo contrário.. um filme monologo pode até ser legal, mas neste filme se não tivesse o impacto de ter sido um Fato Verídico.. não teria a menor emoção.. foi um filme chato Sim! a unica coisa que poderia transformar o filme em algo menos monotono seria a trilha sonora e ainda sim deixou a desejar.. pra animar esse filme só se tocasse sepultura do inicio ao fim.

    Cisne negro.. sim eu gostei.. mas como eu disse.. não foi O FILME.. taí um bom exemplo foi "A Fonte da Vida".. o filme prendia a gente na tela.. fazia a gente não querer piscar pra não perder nada.. e o Cisne Negro não foi assmi.. a parte mais emocionante do filme foi a cena de sexo de Natalie Portman com a Mila Kunis.. isso sim foi massa!

    Taí a questão de Tropa de Elite.. você acha correto o fato de ter sido enviado LULA ao inves do Tropa?.. é o que eu falo com relação a questão da influência... Um filme sobre o presidente?! ser enviado pra o exterior?! Eu to aguardando o filme de Obama se for por isso.. vai ser bem mais interessante.. Já tinha muito tempo que eu não via um filme brasileiro realmente bom concorrer ao oscar (desde a CENTRAL DO BRASIL.. com a nossa querida Maryl Streep Brasileira / Fernanda Montenegro).. Vamos apostar que no Oscar do ano que vem Tropa de Elite terá sido esquecido e passado em branco?.. o dinheiro mudaria isso.. mas Lula preferiu se auto-promover nas gringas.

    Obrigada pelo elogio.. se puder continue acompanhando.. faço posts legais de vez em quando XD e sim.. gorduxa e chatinha.. quer encarar é?

    Beijos S2
  5. Vanessa 21 de fevereiro de 2011 às 16:41
    Sacanagem mesmo com Tropa... e concordo odiei as indicações. mas tbm a produção esse ano nao foi muito boa ... Agora creio que o Cisne Negro leve. nao asssiti a todos mas acho que fica em Rede sociais, que eu não gostei, e Cisne negro concordo com vc sobre ele.

    Grande beijo adorei!!!!!

Something to say?