Rock In(coerente) Rio

By sons_and_songs

Pois é pessoal, esperamos 10 anos pelo Rock In Rio 4. Mas finalmente a espera está chegando ao fim. Faltam menos de 9 meses para o evento e as atrações vem sendo divulgadas aos poucos, desde o mês de novembro. Alguns nomes de peso como Metallica, Motorhead, Slipknot, Stone Sour, Red Hot Chili Peppers e Coldplay já foram divulgados. Um prato cheio pra galera, que fez a festa antecipada e secou 100 mil Rio Cards (espécie de pré venda, vale-ingresso) em poucos dias.

Estive analisando estas primeiras atrações e me parece que não é o forte da organização do evento agrupar bandas afins no mesmo dia. Lembro da edição passada, em 2001, quando Carlinhos Brown foi selecionado para tocar no mesmo dia do Guns N’ Roses. Tava na cara que esse dia ia dar merda, né? Aquela chuva de garrafas no cocar do nosso indígena pseudo-stripper do farol foi algo antológico. Tenho a leve sensação que ele não estará presente na edição 2011. Que pena. Sentirei a falta. Das garrafadas.


A grade final ainda nem foi totalmente divulgada, mas já parece que a incoerência na montagem da grade está se repetindo (dessa vez acho que não acaba em garrafada). Quem for ao dia do Metal (25/09/2011), vai ter o privilégio de ouvir músicas que fizeram a história do rock acontecer, riffs lendários como Master of Puppets (Metallica), Ace of Spades (Motorhead), Left Behind (Slipknot), Carry On (Angra), Territory (Sepultura). No meio destas grandes bandas, surge um nome aspirante a lenda, ainda desconhecido para muitos: Coheed and Cambria. Não tenho nada contra esta banda, confesso que não é das minhas preferidas, mas tem lá as suas virtudes. Mas o que me deixa de cabelo em pé é o estilo da banda, que tem uma influência emo muito forte, o vocal de timbre fofinho, meigo (me lembra Alvin e os Esquilos), solinhos curtos de 2 ou 3 notas. Algumas coisas do Coheed and Cambria parecem até Blink 182, Avril Lavigne, só que talvez o Coheed tenha arranjos mais bem trabalhados. É rock, tem guitarras distorcidas, mas tem uma influência teen/pop um pouco aguçada. Como diria Galvão Bueno: “O Coheed and Cambria faz algo parecido com rock, mas que de vez em quando dá certo.”

Na minha opinião, uma banda como o Coheed and Cambria destoa completamente do dia do Metal, simplesmente pelo fato de não ser uma banda de metal. Seu estilo está muito mais próximo do dia do Rock (24/09/2011) que tem bandas como NxZero, Snow Patrol, Stone Sour e Capital Inicial. Seria muito mais sensato agendar o Coheed pro dia do Rock.

Acho que pra muitos, foi uma decepção ver o Coheed and Cambria marcado para o dia do Metal. Fica a sensação que poderíamos ver uma banda realmente foda no seu lugar, afinal tantas eram as opções: AC/DC, Dream Theater, Iron Maiden, Megadeth, Ozzy, Anthrax, Slayer, Black Label Society, As I Lay Dying, Avenged Sevenfold (que lançou um puta CD em outubro (errata: o Nightmare foi lançado em julho, mais precisamente em 27/07/2010)), Bullet for my Valentine, Cradle of Filth... Qualquer uma destas faria o dia do metal um dia perfeito. Porra Medina, com tanta banda, foi colocar logo o Coheed?

E por fim, fiquem com o super-ultra-mega-hyper-fuckin-metal extreme from hell do nosso aspirante a lenda, Coheed and Cambria.





Rock On! ,\m/

Bruno Codes

Publicitário, Metaleiro e Guitarrista.

twitter.com/brunocodes
 

3 comments so far.

  1. Daniel 19 de janeiro de 2011 às 17:47
    CB caga pela boca...
  2. Nathan Menezes 20 de janeiro de 2011 às 06:12
    Concordo...

    Mas essa de ficar jogando garrafa,é coisa de jovem que não temo que fazer...
  3. Jéssica Consentino Silva Iatarelli 21 de janeiro de 2011 às 07:02
    Eu fiquei com pena dele =(.... [Mentira!].. Rock'n Rio com tanta mistura.. ta me lembrando festival de verão .-.

Something to say?